Projeto estrutural é só mais um gasto na obra?


23 Jul
23Jul

Quando você vai planejar uma obra sempre tem alguém pra te falar: "obra você planeja gastar 100 e gasta 200!"
Muitas vezes isto é verdade, infelizmente. Gastos vão aparecendo todos os dias e como a obra já começou, tem que continuar gastando. Em muitos casos a obra é parada ou até mesmo abandonada.

Aí você escuta falar sobre o projeto, e fica com a pergunta na cabeça:

Projeto estrutural é só mais um gasto na obra?

NÃO! O projeto estrutural é calculado conforme as normas técnicas da ABNT para gerar o detalhamento de toda estrutura necessária para a conclusão da edificação. Além de ser a garantia de segurança da obra, ele contém exatamente quais materiais serão necessários para toda a estrutura e não há possibilidade de planejar a obra, orçar a compra de materiais e nem fazer uma estimativa de tempo de execução sem estas informações.

Mas vale lembrar ainda que não é o projeto estrutural sozinho que vai garantir o sucesso da sua obra, juntamente com o projeto arquitetônico e demais projetos complementares formam um conjunto de projetos que são a base para um bom planejamento.

E sabe aquela história de planejar gastar 100 e gastar 200? Geralmente o planejamento foi baseado no achismo ou na vontade de fazer dar certo, mas não contou com informações precisas que só os projetos contém. E na hora de contratar a mão de obra e comprar material não se tem aquela base para o planejamento e o resultado não poderia ser diferente: SAIU MAIS CARO DO QUE ESPERADO!

Não passe aperto em sua obra, comece somente com segurança e planejamento - contrate profissionais habilitados para conduzir os projetos e auxiliar no planejamento.

E se você não sabe por onde começar, entre em contato conosco que vamos